A tendência para o ano de 2023, que promete mudar muitas empresas é a terceirização das atividades de TI, pois é considerado o “coração das empresas”, uma vez que gera economia, segurança e melhor desempenho nas empresas.

O objetivo do Outsourcing é aumentar a qualidade do produto ou do serviço oferecido e aumentar a margem de lucro. Uma pesquisa do instituto britânico YouGov mostra que, aproximadamente, 48% das empresas no mundo estão optando por terceirizar (outsourcing), principalmente devido à falta de talentos em seus respectivos mercados.

Mas o que é Outsourcing? Para entender melhor vamos começar pelo significado da palavra (outsourcing) que quer dizer  “fonte externa”, e na prática quer dizer, entregar os serviços, pode ser um ou mais, para outras pessoas fazerem, que sejam especialistas, pois o assunto em pauta, não é de domínio da empresa.

Essa ação tem como objetivo aumentar a qualidade do produto ou do serviço oferecido e, principalmente diminuir a margem de erros, de ter que refazer um trabalho e é lógico, os custos.

E, por falar em gastos, todo empresário sabe que os dispêndios com TI são altos. Isso sem contar a falta de profissionais no mercado. De acordo com a Deloitte, 70% dos negócios pensarão em outsourcing, com soluções que vão desde gestão de ativos até treinamento aos usuários, locação de equipamentos, suporte técnico ou manutenção. “O outsourcing é considerado um investimento estratégico. E uma vez que estamos vivendo em tempos que exigem eficiência na gestão de custos, com análise pormenorizada de todos os dispêndios, soluções desse tipo promovem uma melhor saúde financeira para a organização”, explica Frederico Sieck, CEO da startup Koud, especializada em alocar profissionais e treiná-los em recrutamento técnico.

Importante ressaltar que a popularidade do outsourcing teve seu boom na pandemia de covid-19, quando muitas empresas foram forçadas a “ir para a nuvem” e, por isso, tiveram que terceirizar muitas das suas funções. Nesse sentido, a estimativa da Bloomberg é que esse segmento atinja um valor de mercado de US$ 620 bilhões até 2032.

Para alcançarmos resultados, precisamos focalizar no que estamos fazendo e o mesmo se aplica a empresas. Neste sentido, o outsourcing é uma das ferramentas mais indicadas para alcançar esse propósito porque, ao terceirizar os serviços secundários, é possível se dedicar integralmente ao core business, aumentando a produtividade, melhorando o desempenho e conquistando mais rentabilidade.

Outro viés é que o outsourcing está sendo visto como excelente ferramenta para acelerar o tempo de colocação (de seu produto ou serviço) no mercado. Ademais, como os riscos virtuais exigem dos gestores monitoramento contínuo e investimento para se manter longe das ameaças, o outsourcing vem sendo considerado “a chave” para que o negócio tenha ambiente tecnológico constantemente seguro e atualizado.

Como por exemplo:

Tudo ocorre porque as atividades de tecnologia não têm ligação direta com o negócio propriamente dito, mas elas são fundamentais para a entrega de valor ao cliente. Vamos imaginar um e-commerce de eletroeletrônicos que faça a gestão de TI da loja internamente. Tal negócio tem que arcar com custos de transporte para a entrega, manutenção, funcionários contratados, demitidos e que pedem as contas, folhas de pagamentos, contabilidade, finanças, abastecimento, segurança e logística… Então, ao assumir as atividades que não são o seu core business e tentar ter o controle de tudo, é natural que ele perca tempo, dinheiro e qualidade na entrega das mercadorias.

O setor de TI vem se mostrado cada vez mais presente em empresas de vários tipos e instituições, isso faz com que a adequação seja necessária, para que não se mantenham em desvantagens em relação às outras empresas e segmentos que já estão optando por eficiência em gestão e custos. Portanto o outsourcing é uma tendência que veio para ficar em 2023.

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